sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Violência contra mulher

Quando o assunto é violência contra mulher, o primeiro pensamento de alguns é de um marido violento agredindo sua companheira, mas é algo que vai além disso. A violência contra mulher é algo que vem sendo introduzido em nosso grupo social há muito tempo, além da violência física, ocorre também à agressão verbal, psicológica, exploração sexual, estupro, sendo assim alguma das várias formas de violência. A violência é presente  em nossa sociedade atual de forma que muita das vezes é passada como algo comum.

Toda essa violência é motivada pelo machismo estruturado na sociedade, sendo que o machismo é principalmente introduzido culturalmente de forma global. A violência contra a mulher está presente em todo o mundo, sendo um dos grandes problemas da sociedade. Dados da fundação Perseu Abramo, diz que uma em cada cinco mulheres, considera já ter sofrido alguma vez algum tipo de violência da parte de um homem, sendo conhecido ou não, e a cada sete minutos uma mulher é vítima de violência doméstica no Brasil. O governo brasileiro embora já tenha reconhecido que esse problema grave desde 1940, as medidas foram tomadas apenas em 1985 com a criação da primeira unidade da delegacia da mulher, desencadeando a publicação da lei federal, conhecida como Maria da penha.

As causas e consequências apontam que são das mais diversas, variando entre problemas conjugais, alcoolismo, submissão, falta de instrução entre outros, colocando o homem sempre como algo superior a mulher, que pode ser a forma indireta ou direta de uma agressão na infância ou uma família conturbada, tratando assim a mulher como um objeto reutilizável, a variedade de consequências vai de constrangimentos e hematomas até traumas e problemas psicológicos que podem durar a vida inteira.
Ações criadas pelo governo brasileiro para tentar diminuir as inúmeras vítimas são programas sociais, implementação de uma linha de apoio gratuito, casa da mulher brasileira, humanização dos serviços prestados a vítimas de violência sexual, atendimento móveis de unidades.

A casa da mulher brasileira dá total apoio e atendimento as mulheres com serviços como: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.

A violência também é encontrada no ambiente de trabalho, exemplos dessas seriam: assédio moral e sexual. Onde o chefe muitas vezes  por  está a cima de sua empregada ou subordinada, tende a entender que tem poder sobre ela em tudo, levando desde assédios morais á sexuais. E casos como esses são poucos denunciados pelo fato da vitima temer em perder o emprego, por alguma necessidade externa.


 Alunos(a); Brenda da Silva
Júlia Kelly
Maria Eduarda
Raquel Lins
Rafaela lima
Adison Borges
Renata Fidelis

André Luiz Menezes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Blog · Design por Alves Alvin · Todos os direitos reservados - Copyright © 2014 · Tecnologia do Blogger